Coceira na vagina: O que pode ser?
Sabe o que é pior do que a coceira na vagina? É não saber o que a está causando.
Um incômodo chato e que não deve ser minimizado, pois pode ser um sinal de alguma questão mais séria como infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ou infecção fúngica, como a Candidiase. Porém, a realidade, é que a coceira vaginal é bastante comum e geralmente causadas por fatores menos graves, como irritações por alergias ou alterações hormonais.
O que causa coceira na vagina?
Antes de entrar no que pode causar coceira na vagina, vale a pena revisar algumas terminologias:
Vulva vs Vagina
Muitas pessoas dizem vagina quando na verdade querem dizer vulva. Sua vagina é na verdade apenas uma parte de sua vulva – especificamente a parte interna. A vulva é a parte de seus genitais que está do lado de fora do seu corpo, como seus lábios, clitóris, uretra e abertura vaginal.
Os alergênicos
Irritantes químicos, como aqueles encontrados em produtos de uso diário e limpeza, que entram em contato com a vagina e a vulva, podem desencadear uma reação alérgica, conhecida como dermatite de contato. Estamos falando de álcool, corantes, fragrâncias e por aí vai...
A dermatite de contato causa, normalmente, uma erupção cutânea com coceira e pode ter diversas causas como:
- lubrificantes vaginais e espermicidas;
- preservativos de látex;
- diafragmas de látex;
- detergente para roupa;
- roupas apertadas;
- roupa íntima com tecidos sintéticos;
- papel higiênico perfumado;
- shampoos e sabonetes corporais;
- amaciantes de roupas;
- tampões e absorventes.
O atrito prolongado por atividades como andar de bicicleta, usar roupas ou roupas íntimas apertadas também podem gerar incômodos e dermatite. E lembre-se: calcinhas de algodão são as melhores amigas das nossas vulvas.
Quando procurar um médico?
É importante consultar um ginecologista para falar sobre a sua coceira vaginal se ela for incômoda o suficiente para atrapalhar sua rotina ou sono.
Embora a maioria das causas não seja tão séria e facilmente tratável, um profissional de saúde poderá ajudar a encontrar, tratar a raiz do problema e sugerir métodos para encontrar o - tão esperado - alívio.
Busque um profissional de saúde também se a coceira vaginal persistir por mais de uma semana ou vier acompanhada de outros sintomas, como:
- úlceras ou bolhas na vulva;
- dor ou sensibilidade na área genital;
- vermelhidão ou inchaço genital;
- dificuldade para urinar;
- um corrimento vaginal incomum;
- desconforto durante a relação sexual.
Ah, e importante:
A coceira vaginal é difícil de ignorar. Mas, se possível, lute contra a vontade de coçar. A pele da vagina e vulva são super sensíveis, ou seja, coçar a região pode so aumentar a irritação e até levar a algum tipo de infecção.
Conheça o Sabonete Íntimo Feel
Com fórmula 100% natural, o Sabonete Íntimo Feel é vagina friendly, ou seja, amigo das nossas vulvas. Limpando com suavidade e delicadeza, sem desequilibrar o pH da região.
Nosso sabonete íntimo mantém a região íntima super hidratada e auxilia na diminuição de odores indesejados, respeitando a sensibilidade da área. Por ter ingredientes naturais, antifúngicos, calmantes e hidratantes, com nenhum tipo de fragrância artificial, ele foi pensado para minimizar o aparecimento de possíveis alergias. Além de uma linha de produtos que ajudam e previnem a coceira e irritação.