Os efeitos da masturbação no cérebro

Existe muita informação contraditória, mitos e rumores sobre a masturbação. É importante saber que a masturbação é um direito seu e só você pode saber se você quer praticar ou não. Masturbação não faz mal, não é pecado e nem vicia.  Listamos algumas coisas que você deveria saber sobre masturbação:

A masturbação libera hormônios

Quando você se masturba, você libera uma série de hormônios que te fazem se sentir ótima e fazem bem para saúde. Esses hormônios incluem:

  • Dopamina: É um dos principais hormônios da felicidade, ligado ao sistema de recompensa do seu cérebro. 
  • Endorfinas: Um analgésico natural que o corpo libera, as endorfinas também desestressam e ajudam a memória. 
  • Ocitocina: Este hormônio é chamado de o hormônio do amor e é associado ao aumento do afeto social. 
  • Testosterona: Liberado durante qualquer ato sexual, a testosterona aumenta a duração do estado de excitação. Você libera esse hormônio sempre que tem uma fantasia sexual. 
  • Prolactina: Um hormônio que é importante para a lactação humana, a prolactina também influencia seu humor e seu sistema imunológico. 

A masturbação ajuda no humor 

Masturbar pode ajudar a liberar uma quantidade saudável de todos esses hormônios, o que ajuda no seu humor e na sua saúde física. Todos esses hormônios são chamados de “hormônios da felicidade”, associados com a redução do estresse, a afetividade e o relaxamento. Masturbar pode ajudar o mau humor, aumentar o foco e a concentração. 

Existem pessoas que relatam uma clareza mental depois de ter um orgasmo. Sim, a masturbação ajuda na concentração. Por isso, muitas pessoas gostam de se masturbar antes de trabalhar, estudar ou fazer uma prova. Isso acontece porque você se sente relaxado e contente depois de ter um orgasmo - o que te traz mais foco. 

Pode aliviar o estresse e ansiedade

A ocitocina, chamada de “hormônio do amor”, é associada a afetividade e também é conhecida por desestressar e relaxar. Um estudo de 2005 mostrou que a ocitocina é vital para controlar o estresse e reduzir a ansiedade. 

Ela ajuda porque reduz a sua pressão sanguínea e diminui os níveis de cortisol. Cortisol é um hormônio associado ao estresse. 

Então, se você quer relaxar depois de um dia tenso no trabalho, a masturbação pode ser uma excelente técnica de relaxamento. 

A masturbação ajuda você dormir

Paralelamente, muitas pessoas usam a masturbação como estratégia para dormir. A ocitocina e as endorfinas são ligadas ao relaxamento, então faz sentido que a masturbação ajude a dormir, especialmente se o estresse e ansiedade te impedem de dormir. 

A masturbação aumenta a autoestima

Masturbar também é um autocuidado e é uma forma de se amar. Masturbar não é pecado: é o melhor jeito de conhecer seu corpo e conhecer como você gosta de sentir prazer. Como você está aprendendo a curtir seu corpo e aprender o que é prazeroso, a masturbação ajuda na autoestima. 

A masturbação ajuda na sua vida sexual a dois 

Muitos terapeutas sexuais sugerem que você se masturbe regularmente - esteja você solteiro ou tenha um parceiro. Além de trazer benefícios físicos e aumentar sua autoestima, a masturbação ajuda no relaxamento - o que é ótimo na sua vida sexual. 

Quando falamos de libido, existem evidências que a masturbação pode te ajudar a ter uma vontade de transar saudável. Por exemplo, um estudo de 2009 associa o uso do vibrador com um aumento do desejo de transar e uma ótima performance sexual. Masturbar pode te ajudar a ensinar o seu parceiro o que você curte na cama.

Masturbação não é pecado

Algumas pessoas têm sentimentos negativos quanto à masturbação, associados a expectativas espirituais ou sociais. Em algumas religiões, a masturbação é um pecado. Existem muitos estigmas sociais ligados à masturbação: algumas pessoas acreditam que mulheres não deveriam se masturbar e que a masturbação é imoral. Isso não poderia estar mais errado. 

Mitos como o da masturbação crescer pelos nas mãos ou cegar são completamente falsos e muitas vezes, trazem sentimentos de culpa, ansiedade e nojo. Se você sente persistentemente esses sentimentos, procure um terapeuta. 

Escrito por Sian FergusonTradução livre de artigo publicado originalmente no Healthline. Leia o artigo original.

✔️ Produto adicionado com sucesso.

x