Corrimento: o que é normal e o que não é?

É super comum se perguntar se a cor ou a consistência do seu corrimento vaginal é normal, já que ele pode vir de diversas cores indicando se o corpo está saudável ou se há algo que precisa ser verificado.
Neste artigo, fornecemos um guia codificado por cores para o corrimento vaginal. Saiba o que elas significam e quando é bom visitar o seu médico.

O que é corrimento vaginal?


São fluidos secretados por pequenas glândulas na vagina e no colo do útero. Este fluido, então, "vaza" todos os dias para remover células mortas e detritos, mantendo a vagina e o trato reprodutivo limpos e saudáveis.

A quantidade de corrimento vaginal pode variar significativamente de pessoa para pessoa. A cor, consistência e quantidade também podem mudar de dia para dia, dependendo também de onde uma pessoa está em seu ciclo menstrual:

Dias 1-5. No início do ciclo, a secreção geralmente é vermelha ou sanguinolenta, pois o corpo libera o revestimento uterino.


Dias 6-14. Após um período, uma pessoa pode notar menos corrimento vaginal do que o normal. À medida que o ovo começa a se desenvolver e amadurecer, o muco cervical ficará turvo e branco ou amarelo. Pode parecer pegajoso.


Dias 14-25. Alguns dias antes da ovulação, o muco será fino e escorregadio, semelhante à consistência das claras de ovo. Após a ovulação, o muco voltará a ser turvo, branco ou amarelo e possivelmente pegajoso ou pegajoso.


Dias 25-28. O muco cervical ficará mais claro e a pessoa verá menos, antes de menstruar novamente.

Vermelho


O tom de vermelho pode variar de brilhante a uma cor de ferrugem escura. Esse tom é mais comum durante o período da menstruação.

Qualquer pessoa que tenha sangramento entre os períodos menstruais deve consultar um médico e, embora existam muitas causas benignas de sangramento intermenstrual, às vezes pode ser sinal de uma condição mais séria.

Qualquer pessoa que tenha passado pela menopausa e não tenha menstruado por pelo menos 1 ano deve consultar um médico se observar sangramento vaginal.

Branco


O tom de branco pode se estender para incluir creme ou amarelo claro. Se uma pessoa não tiver outros sintomas, o corrimento branco é provavelmente um sinal de lubrificação saudável.

No entanto, se ele tiver uma consistência como queijo cottage ou for acompanhado de um odor forte, pode indicar uma infecção, geralmente associada com fungos e, que também pode causar coceira ou irritação. Procure sempre seu médico.

Amarelo esverdeado


Se o corrimento tiver um tom amarelo muito leve, pode não indicar um problema, é provável, inclusive que seja apenas consequência de uma mudança na dieta ou suplementos alimentares.

Porém, um corrimento de tom mais escuro de amarelo, verde-amarelado ou verde geralmente sinaliza uma infecção bacteriana ou sexualmente transmissível. Consulte um médico imediatamente se o corrimento vaginal for espesso ou se tiver um odor desagradável.

Rosa


De um tom claro ou mais profundo, o corrimento rosado geralmente contém um pouco de sangue.
Ela é mais associada à escapes logo antes da menstruação, no entanto, também pode ser um sinal de sangramento de implantação logo no início de uma gravidez.

Algumas pessoas experimentam um pouco de manchas após a ovulação, o que também pode causar corrimento rosa. O corrimento também pode ser rosa após uma relação sexual se ele tiver causado alguma irritação na vagina ou no colo do útero.

Qualquer dúvida ou preocupação, procure seu ginecologista.

Cinza
O corrimento vaginal cinza não é saudável e pode ser um sintoma de uma infecção bacteriana comum chamada vaginose bacteriana (BV).
A BV geralmente também causa outros sintomas vaginais, incluindo:
- coceira
- irritação
- um cheiro forte
- vermelhidão ao redor da vulva
Procure imediatamente o seu médico observando esse tipo de corrimento para receber o tratamento mais eficaz.

 

Transparente
O corrimento vaginal mais comum é claro ou esbranquiçado. Pode ser escorregadio ou ter a consistência de clara de ovo.

É provável que uma pessoa experimente um corrimento desse tipo mais pouco antes da ovulação, durante a excitação sexual e durante a gravidez.

Quando procurar um médico?

Consulte um médico se o corrimento vaginal tiver um cheiro ou aparência incomum ou apresentar mais sintimas, como: 

  • coceira
  • dor ou desconforto
  • descarga que é espumosa ou como queijo cottage
  • sangramento entre os períodos ou após a menopausa
  • sangramento sempre após a relação sexual
  • corrimento cinza, verde ou amarelo
  • cheiro forte
  • sensação de queimação ao urinar

✔️ Produto adicionado com sucesso.

x