Sua roupa pode afetar sua saúde íntima

Não é mito: a escolha da sua roupa íntima, do look do dia a dia e até da academia podem sim afetar a sua saúde íntima e aumentar o risco de infecções.

Nossa região íntima é muito sensível: necessita de cuidados específicos e de “respiração”. Roupas apertadas e tecidos sintéticos são verdadeiros vilões que impedem que a região fique arejada – o que aumenta a temperatura local e favorece o desequilíbrio da sua flora.

No verão, essa atenção deve ser redobrada!

Listamos aqui os principais cuidados na hora de escolher suas roupas:

Nada de roupa apertada

O excesso de higiene e o uso de roupas muito apertadas podem favorecer o surgimento de infecções na sua região íntima.

As roupas apertadas, quentes e com tecidos sintéticos dificultam a transpiração e favorecem a proliferação inadequada de microorganismos, especialmente a candidíase.

Esse abafamento e atrito causados pelas roupas apertadas também contribuem com o surgimento da foliculite. Os tecidos sintéticos e roupas fitness que acumulam suor são os principais culpados.

Aposte sempre em tecidos respiráveis

Seja no dia a dia ou durante a prática de exercícios, prefira roupas que secam rápido.

Para se movimentar, prefira fibras naturais (algodão, linho, viscose) que absorvem a umidade ou tecidos leves e permeáveis (dry fit, como poliamida e lycra), que facilitam a evaporação da umidade e a manutenção do calor corporal.

Na hora de escolher a calcinha, evite as com tecidos sintéticos e aposte sempre nas que são 100% algodão. As calcinhas sintéticas impedem a respiração, aumentam o suor e deixam sua pele irritada.

Durma sem calcinha

O hábito de dormir com roupas leves, soltas e sem calcinha também ajuda a prevenir o surgimento de infecções, pois deixa a sua vulva mais arejada e com a temperatura regulada.

Atenção para o biquíni molhado

Sua mãe já dizia e ela tem razão: o uso prolongado de maiôs e biquínis molhados pode comprometer o equilíbrio da sua microbiota íntima e ser uma oportunidade para a candidíase se manifestar.

Para prevenir infecções vaginais nesta época do ano, é importante, além de não ficar de biquíni molhado por muito tempo, adotar as seguintes medidas:

  • Manter a região íntima higienizada e seca;
  • Se for passar o dia na piscina ou na praia, leve sempre roupas extras e uma toalha seca;
  • Após usar as roupas de banho, seque-se e opte por calcinhas de algodão, que mantêm a região íntima seca e com uma temperatura ideal.

Como realizar a sua higiene íntima diária:

Sempre fora, nunca dentro

Toda a higienização da sua região íntima deve ser feita na parte externa, jamais na parte interna.

Com delicadeza e paciência

De forma delicada, passe o dedo indicador e o polegar entre os grandes lábios.

Não utilize esponjas, luvas de limpeza ou algo do gênero: use apenas os dedos em movimentos leves e circulares por toda a região externa.

Nunca faça ducha

Sempre bom lembrar: a ducha remove a nossa proteção natural o que pode comprometer o equilíbrio do pH.

Não lave demais

Em dias muito quentes, a higiene íntima deve ser realizada até três vezes ao longo do dia. Deve ser feita sempre após atividades intensas, como prática de esportes ou longas caminhadas.

Use um Sabonete Íntimo ideal para o pH íntimo feminino, como o da Feel 

Nossa fórmula é limpa, mantém a hidratação e inibe odores indesejados. Desenvolvido com extratos naturais, tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias, que ajudam a sua flora a se manter equilibrada. 

Como usar

Aplique uma pequena quantidade nas mãos até obter espuma e passe gentilmente na sua região íntima. Depois, enxágue com água em abundância.


Quer cuidar bem da sua região íntima de verão a verão? Clique aqui e aproveite toda a nossa linha de cosméticos naturais e vulva friendly.