Sexo, maturidade e o impacto na vida da mulher

A sexualidade abre portas para um novo mundo e, ao envelhecer, o prazer ganha novas formas e ocupa lugares que vão muito além da cama. Mais do que quebrar tabus ou estereótipos, falar sobre sexo na maturidade é fazer uma desconstrução de um terreno, muitas vezes, desconfortável.

É preciso quebrar a imagem patriarcal criada pela sociedade, de que a mulher após uma determinada idade - especialmente na menopausa - é velha e não quer mais transar, pois não sente mais prazer.

O prazer é subjetivo?

Poucas coisas são mais subjetivas que o prazer feminino. Soma-se a isso as mulheres com diferentes personalidades, vivências, experiências e experiências. E multiplica-se tudo isso, pela singularidade que existe em cada mulher.

A antropóloga Mirian Goldenberg reforça: “As mulheres são múltiplas, são plurais. Não existe uma forma única de experimentar a sexualidade na maturidade.”

Querer definir que o sexo começa em uma idade e termina em outra, não faz sentido. O prazer feminino não tem idade, raça, cor e, quem dirá, receita.

A data de nascimento é só uma data

Da mesma maneira que existem adolescentes com personalidades e comportamentos diferentes, há mulheres mais velhas que pensem, sentem e vivem a sua maturidade de uma forma única. E se tem dados, tem fatos!

Um estudo apresentando em 2020 liderado pela professora e doutora Holly Thomas, da universidade de Pittsburgh, analisou informações de mais de 3.200 mulheres colhidas pelo SWAN (Study of Women’s Health Across the Nation) e concluiu que as mulheres encaram o sexo de maneiras diferentes ao longo do envelhecimento.

. 28% das entrevistadas valorizavam menos o sexo após os 50 anos.
. 27% afirmou que o sexo era muito importante ao longo dos 40, 50 e 60 anos.
. 48% das mulheres valorizaram a vida sexual saudável à medida que entravam na menopausa, mas perderam gradualmente o interesse ao longo dos 50 ou 60 anos.

Os hormônios, sempre eles

É claro que existe um componente biológico que compromete a intensidade da libido, mas esse não é um fator determinante para se aposentar do sexo ou do prazer. A perda de hormônios durante a menopausa interfere na disposição sexual, mas o desejo feminino é multifatorial. As mulheres precisam de estímulos e motivações para sentirem vontade de fazer sexo.

É comum com o passar dos anos haver uma diminuição na frequência das relações sexuais e, portanto, o aproveitamento desses momentos passa a ser maior. Nessa fase da vida, a maioria das mulheres já criou os filhos, alcançou certa independência financeira, arrumou mais tempo para si mesma, para cuidar do relacionamento e aproveitar mais a vida sexual. Por isso, como o prazer feminino envolve muitos aspectos - inclusive hormonais - buscar formas de se motivar e despertar o desejo, é mais necessário do que nunca.

Prazer, liberdade e autoestima lá em cima

Mesmo com todas as transformações que o nosso corpo passa, a maturidade vem com um conjunto de sensações que supera as inseguranças e possíveis faltas. O despertar do desejo de autonomia em várias mulheres com mais de 50 anos é uma recompensa, já que ele encontra novos lugares e espaços. Não é mais só sobre sexo e sim sobre o todo. Ele pode estar em um jantar romântico, num champanhe geladinho ou em uma nova experiência.



Conheça o nosso Kit Novas Sensações para experimentar novidades, sozinha ou acompanhada. 

Com o Gel de Jambu, você vai sentir aquela sensação de formigamento suave e estimulante. O Gel Refrescante traz aquele geladinho refrescante, aumentando e estimulando as novas sensações. E o Lubrificante Hidratante Íntimo vai ajudar a evitar desconfortos e deixar você livre para sentir mais prazer e curtir o momento.