Incontinência urinária: quando é hora de prestar atenção?
Para algumas mulheres, espirrar, tossir, correr, levantar peso ou até mesmo rir pode significar um grande desconforto.
A incontinência urinária é uma condição bem comum, e acomete pessoas de todas as idades, sendo mais frequente entre mulheres e pessoas acima dos 55 anos. Ela pode acontecer por conta da perda do tônus muscular na região pélvica ou por hiperatividade da bexiga.
Um dos grandes desafios é lidar com o estigma e o incômodo do dia a dia. Mas, com tratamento e com os produtos adequados, é possível viver com segurança e qualidade de vida.
Quais são as causas e sintomas da incontinência urinária?
Existem diversos fatores que podem estar relacionados à incontinência urinária, entre eles: gravidez, parto, obesidade, envelhecimento, menopausa, comprometimento da musculatura do assoalho pélvico, entre outros.
Dentre os principais sintomas da incontinência urinária, a dificuldade de segurar o xixi por um período de tempo normal é o mais comum. E em alguns casos, não dá tempo de chegar ao banheiro e o xixi acaba escapando.
Isso pode acontecer durante atividades diárias, na prática de exercícios físicos ou até durante a noite.
A incontinência urinária tem tratamento?
O tratamento depende do tipo de incontinência urinária que a pessoa pode apresentar. Se você notar qualquer alteração na rotina, é importante consultar sua ginecologista ou fisioterapeuta pélvica, pode ajudar com exercícios, como os famosos exercícios de Kegel, e outras opções para o controle da bexiga.