Espinha lá embaixo? Tudo sobre acne vulvar e bartolinite
Se ter espinhas em outros locais do corpo já é uma situação um pouco chata, na região íntima não seria diferente! Apesar de não indicar nada grave para a saúde da mulher, a região é bastante sensível, o que deixa a situação um pouco mais desconfortável.
A acne vulvar e a bartolinite são condições desconfortáveis que afetam a região íntima.
A acne vulvar ocorre devido à obstrução dos folículos pilosos causada por suor, células mortas, atrito, ou produtos inadequados para a área.
Já a bartolinite é a inflamação das glândulas de Bartholin, geralmente causada por infecções bacterianas, como Escherichia coli ou Staphylococcus aureus, que levam à formação de cistos ou abcessos.
Principais causas da acne vulvar
A acne vulvar pode ser desencadeada por hábitos que favorecem o acúmulo de suor e bactérias, como o uso de roupas apertadas e tecidos sintéticos.
Além disso, as outras causas da acne vulvar são:
. Depilação frequente especialmente com lâminas: elas podem causar microlesões que favorecem inflamações.
. Uso de produtos não específicos para a região íntima: sabonetes com fragrâncias ou químicos irritantes, também pode desequilibrar o pH e causar obstruções nos folículos.
Principais causas da bartolinite
A bartolinite ocorre principalmente devido à obstrução do ducto da glândula de Bartholin, que impede a saída de secreções naturais, criando um ambiente propício para infecções bacterianas.
Além disso, as outras causas da bartolinite são:
. Traumas na região, como impactos durante a atividade sexual ou pós-depilação
. Falta de higienização adequada que aumentam o risco de inflamação.
Outras causas pouco conhecidas para acne vulvar
Além das causas comuns, a acne vulvar pode ser agravada por desequilíbrios hormonais, como os que ocorrem durante o ciclo menstrual, gravidez ou menopausa.
Fatores externos, como alergia a absorventes, lubrificantes ou produtos de higiene íntima não dermatologicamente testados, também podem contribuir para a condição.