Dor no sexo não é normal. Conheça possíveis causas.

Se você sentiu já sentiu alguma dor no sexo, você não está sozinha.

Um estudo britânico já publicado pela BBC constatou que uma em cada dez mulheres sente dor durante a relação sexual. A pesquisa, que entrevistou sete mil mulheres sexualmente ativas com idades entre 16 e 74 na Grã-Bretanha, sugere que a condição conhecida como dispareunia é comum e afeta mulheres de todas as idades, sendo muitas vezes negligenciada pelos próprios médicos.

E não, sentir dor ao fazer sexo não é ok. Esse é um mito que segue sendo sustentado e normalizado pela sociedade como se, de alguma forma, a mulher sentir dor - de qualquer tipo ou intensidade - ao transar seja algo aceitável.

Algumas mulheres chegam a evitar relações por medo de sentir dor. Não dá pra não falar sobre isso, né?

Na mesma publicação comentada acima, uma entrevista de 62 anos compartilha questões importantes também sobre dor, sexo e idade:

 

"As mulheres precisam saber que existe ajuda para todos os tipos de problema, principalmente porque estamos vivendo mais. Ninguém deve abandonar a vida sexual aos 50 anos"

 

"Muitas mulheres não gostam de falar disso. Nós compartilhamos as dores do parto, mas ainda assim as mulheres da minha geração não costumam falar abertamente sobre sexo e menopausa. Nós devíamos mudar isso".

Mas o que pode ser afinal?

A dor na penetração pode estar muito ligada a alguns fatores como ressecamento vaginal, baixo desejo sexual - não sentir sexualmente satisfeita ou sentir prazer - e questões psicológicas e emocionais como preocupações diárias e ansiedade. 

Felizmente, investigando com cuidado e calma, entendendo a causa - ou causas - dessa dor, é possível encontrar o tratamento mais adequado. E, claro, é essencial falar com seu ginecologista sobre essa preocupação. Novamente, é essencial lembrar que o sexo não deve ser doloroso (nunca!) e que essa queixa jamais deve ser minimizada por parceires ou até mesmo por profissionais.

Possíveis causas

Vaginismo
O vaginismo é uma resposta psicológica do corpo à penetração. Uma condição que afeta de 3% a 5% de pessoas com vulva, na qual os músculos da vagina se contraem involuntariamente, podendo ser extremamente doloroso e angustiante.

Traumas e relações passadas podem ter influência, então é importante ressaltar que além da visita ao ginecologista é necessário um acompanhamento psicológico e também de fisioterapeutas pélvicas, que irão ajudar a trabalhar e relaxar os músculos da região.

Endometriose
A endometriose é uma condição que causa o crescimento do revestimento do útero em outras áreas. Pode causar dor na parte inferior do abdômen e durante o sexo, especialmente se crescer perto do colo do útero ou das paredes vaginais. 

Cistos ovarianos
Cistos que podem vir a crescer em um ou ambos os ovário, causando uma dor mais baixa, ao redor de sua área pélvica. Os cistos ovarianos podem ser removidos ou diminuídos com tratamentos específicos ou cirurgia, dependendo da recomendação médica.

Doença inflamatória pélvica
A doença inflamatória pélvica faz com que seu corpo fique inflamado na região pélvica. Essa inflamação pode ser causada por condições autoimunes, estresse e outras condições de saúde. 

Vulvodínia

Um distúrbio que afeta a vulva. Geralmente há um ponto ou região dolorosa, na ausência de qualquer lesão, na parte externa da genitália. Existem muitos tratamentos disponíveis para a vulvodínia, incluindo medidas de autocuidado, medicações ou até mesmo cirurgias.

Disfunção do assoalho pélvico
A disfunção do assoalho pélvico é mais comum em mulheres mais maduras, mas não é descartado em mulhers jovens também. Nessa condição, os músculos do assoalho pélvico ficam fracos e não conseguem suportar seus órgãos também, causando dor. 

Lesão do assoalho pélvico
Se você teve uma lesão na região pélvica, pode sentir dor durante o sexo. A dor pode ser causada por trauma, sangramento ou hematomas. Você pode machucar o colo do útero mesmo durante o sexo regular, se a dor persistir por mais de uma semana, consulte um médico.

Infecções
Uma infecção vaginal ou urinária pode causar dor durante o sexo. Como o corpo fica inflamado quando você tem uma infecção, a chance de causar mais irritação com o toque é maior.

É importante mais uma vez ressaltar que muitas causas para a dispareunia são emocionais. Sentimentos como medo, culpa, vergonha ou constrangimento em relação ao sexo podem dificultar o relaxamento. Quando você não consegue relaxar, a excitação é difícil e pode resultar em dor. Além disso, dificulta a produção de lubrificação natural, o que faz a penetração ser dolorosa. Estresse e fadiga, já muito comuns à nossa rotina moderna também podem afetar seu desejo de fazer sexo.

Consulte seu médico, cuide da sua mente e cuide de você.

Conheça o Lubrificante Hidratante Feel

Para uma lubrificação longa e saudável, ideal para fases de ressecamento vaginal mais intenso.

✔️ Produto adicionado com sucesso.

x