Como o desequilíbrio hormonal pode afetar a nossa saúde íntima
A vida vai passando e o nosso corpo vai enfrentando transformações bastante significativas. Algumas delas, hormonais.
Geralmente, a partir dos 40 anos, o corpo feminino inicia um processo de alterações dos hormônios que não afeta somente o metabolismo, massa muscular e a densidade óssea – mas que também impacta a nossa região íntima.
O que é disfunção hormonal?
A disfunção hormonal, segundo o Hospital Albert Einstein, consiste em um desequilíbrio na produção ou na secreção de um hormônio. Assim, o organismo pode ter o excesso ou a falta dessa substância.
Devido a esse desequilíbrio, muitas atividades corporais são afetadas e isso interfere, inclusive, no bem-estar e na qualidade de vida.
O que pode causar esse desequilíbrio?
A disfunção pode ser patológica ou programada. Ou seja, o desequilíbrio pode surgir de forma esperada, como na menopausa, ou desencadeada por maus hábitos.
Alterações no sono, estresse excessivo, má alimentação, obesidade e consumo de produtos artificiais (como desreguladores endócrinos) são alguns dos principais fatores que levam à essa situação.
Condições como a síndrome dos ovários policísticos, endometriose, problemas na tireoide e alguns tipos específicos de câncer também podem ter relação com o desequilíbrio dos nossos hormônios.
Quais os principais sintomas da disfunção hormonal?
Os sintomas dependem da doença.
Mas entre os mais comuns, estão:
Acne
Infertilidade
Queda de cabelo
Cansaço excessivo
Desequilíbrio no peso
Irregularidades no ciclo menstrual
Ressecamento íntimo (no caso da peri e da menopausa)
Tem como tratar?
É importante ficar atenta aos sinais do seu corpo, e se notar qualquer alteração brusca na sua rotina, consultar sua médica ginecologista ou endocrinologista.
Para te ajudar a minimizar alguns dos sintomas recorrentes do desequilíbrio hormonal, vale conhecer quais cosméticos da nossa linha podem te ajudar: