Calcinha manchada: como suas secreções falam sobre a sua saúde
|
|
Tempo de leitura 2 min
|
|
Tempo de leitura 2 min
Calcinha manchada por aí? Calma, isso é normal, e na maioria das vezes, não há motivos para se preocupar. Isso acontece por vários motivos, mas o principal é o que o nosso pH tem particularidades únicas. Mas você sabe quando a sua secreção é normal e quando não é?
Confira tudo sobre as manchas e seus significados!
Não se preocupe: isso é um processo natural do corpo feminino.
O nosso organismo produz vários tipos de secreções naturais diariamente, como sinais de bom funcionamento hormonal e também de fases de ciclos menstruais.
Como o pH íntimo feminino é levemente ácido, essa secreção pode manchar o tecido da calcinha, o que é bastante comum.
Fomos ensinadas a ter vergonha, a esconder e não falar sobre – mas você não precisa ficar constrangida: isso é, na maioria das vezes, um bom sinal.
O corrimento que sinaliza doenças vem associado a outros sintomas, como odor ruim, coceira e ardência, dor na relação, entre outros.
Seu fluido natural mudou de cor? Então é preciso ficar atenta e procurar sua ginecologista para tirar dúvidas.
Esse corrimento sem cheiro é considerado saudável. Ele aparece ao longo do ciclo menstrual, especialmente perto da ovulação e ajuda a lubrificar e proteger contra infecções.
Neste período, ele pode variar de textura: do fluido (com aspecto de clara de ovo) ao mais grosso, até se assemelhar a uma pomada branca.
Se estiver acompanhada de cheiro forte e muita coceira, é sinal de candidíase – uma infecção super comum e fácil de tratar.
O corrimento branco também pode significar vaginose bacteriana, uma doença que acontece quando as bactérias naturais da flora íntima se desequilibram.
Na maioria das vezes, significa sangue oxidado, ou seja, depois de ter entrado em contato com o ar. Pode aparecer principalmente no começo e no final da menstruação.
Se você não estiver nesta fase do ciclo, a mancha marrom pode significar alguma ferida. Acompanhada de odor forte e dor pode significar algo mais sério, como problemas no útero ou endométrio.
Em caso de ardor, cheiro forte e vermelhidão na região íntima, pode significar diferentes tipos de infecção por bactéria, fungo ou protozoário.
Essa cor significa que um pouquinho de sangue se misturou com o fluido fisiológico natural diário, podendo aparecer antes ou após o período menstrual.
Se veio acompanhado de odor forte, pode significar alguma ferida na região íntima ou doenças mais sérias.
Ganhe 10% off