03 aprendizados do livro: “O cérebro e a menopausa”
Muitos dos sintomas da menopausa – ondas de calor, suores noturnos, insônia, lapsos de memória, depressão e ansiedade – começam no cérebro.
Mas como exatamente a menopausa afeta a saúde cognitiva?
Compartilhando descobertas inovadoras de sua pesquisa, a neurocientista Lisa Mosconi revela no livro “O cérebro e a menopausa” como a diminuição dos níveis hormonais impacta o envelhecimento do cérebro.
Ela também compartilha mudanças simples no estilo de vida que você pode adotar para apoiar a saúde cerebral ao longo da vida.
Confira alguns aprendizados valiosos do livro:
Aprendizado 01.
Você não está louca
O título do primeiro capítulo do livro é também um lembrete acolhedor que toda mulher na menopausa precisa ouvir. Como há muita desinformação sobre a menopausa, muitas mulheres são pegas desprevenidas sobre como seu corpo e seu cérebro passam a funcionar nesta fase.
Segundo a autora, tudo o que você precisa saber é que a menopausa muda seu cérebro, e é normal sentir-se maluca. Depois, tudo vai melhorar.
“Embora as ondas de calor sejam geralmente reconhecidas como um ‘efeito colateral’ da menopausa, a maioria dos médicos simplesmente não faz a ligação entre a menopausa e seus outros sintomas, como ansiedade, insônia, depressão ou confusão mental.” ― Lisa Mosconi, neurocientista e escritora
Aprendizado 02.
Os sintomas podem ser somáticos e neurológicos
Embora 10 a 15% das mulheres não relatem qualquer alteração durante a menopausa (exceto períodos irregulares), outras podem sofrer de sintomas somáticos (relacionados ao corpo) e neurológicos (relacionados ao cérebro).
Você sabe quais são esses sintomas?
Sintomas somáticos
Dor na relação
Ressecamento íntimo
Dores nas articulações
Risco aumentado de osteoporose
Rigidez, tensão e dores musculares
Incontinência de esforço e/ou bexiga hiperativa
Sintomas neurológicos
Mudanças de humor
Mudanças nos padrões de sono
Ataques de pânico, ansiedade e depressão
Alterações nos níveis de stress, na libido e no desempenho cognitivo
Aprendizado 03.
A menopausa tem suas vantagens
Há muitos aspectos positivos em passar pela menopausa – além disso, muitos dos sintomas que as mulheres na menopausa experimentam também podem acontecer em outras fases da vida.
“Embora a mentalidade geral no mundo ocidental seja a de que a menopausa tira as coisas de nós, a história não contada é que ela também está ocupada em nos dotar de novos dons”, conta.
De acordo com a Dra. Mosconi, algumas pesquisas sugerem ainda que algumas das vantagens mais notáveis da menopausa incluem uma melhor saúde mental e uma sensação de maior satisfação com a vida.
“O Jubilee Women Study descobriu que 65% das mulheres britânicas na pós-menopausa eram mais felizes do que eram antes da menopausa, sentindo-se mais independentes e desfrutando de melhores relacionamentos com parceiros e amigos” ― Lisa Mosconi, neurocientista e escritora
“O cérebro e a menopausa” é um livro fundamental para que todas as mulheres abracem a menopausa munidas de conhecimento e confiança.Vale a leitura!